Boas práticas de higiene na cozinha

Olá amigos, tudo bem?

Hoje vamos falar de um assunto que parece trivial, mas precisamos estar sempre atentos. São as boas práticas de higiene na manipulação de alimentos. Principalmente quando vamos fazer alimentos que outras pessoas vão comer precisamos ter o cuidado dobrado. Afinal, devemos ter todo capricho que esperamos receber quando compramos alguma coisa né?

 

Você sabe qual é a maneira correta de fazer toda a limpeza do ambiente e das nossa mãos mesmo antes de começar a manipular qualquer alimento? Não queremos ser igual ao nosso amigo ao lado né? Então vejamos quais são elas:

  • O local de trabalho deve estar sempre limpo e organizado. A bancada deve ser sempre limpa detergente neutro e álcool antes de cada utilização.
  • Observe também o ambiente ao redor. Piso, teto e paredes devem estar limpos, sem rachaduras, mofo, infiltrações ou goteiras. Além de estar bem iluminado e ventilado.
  • Para impedir a entrada de ratos, baratas e moscas as janelas e portas devem ter telas de proteção. Não queremos moscas sentando em cima dos nossos docinhos né?
  • A cozinha deve ter lixeiras de fácil limpeza, com tampa e pedal, para evitar colocar as mãos o lixo a todo momento. E sempre depois entrar em contato com o lixo lavar bem as mãos.
  • O cabelo deve estar sempre preso e com touca de pra evitar que um fio caia na comida, também evite brincos, pulseiras e anéis.
  • Se possível devemos ter uma roupa específica para o trabalho, como uniformes ou camisetas, avental que são destinadas somente para isso.
  • Lave bem as mãos antes de preparar alimentos, e depois de usar o banheiro, de atender o telefone e abrir a porta.
Por falar em mãos, você sabe higienizar bem as suas?

Para lavagem correta das mãos siga os seguintes passos:

1. Utilize a água corrente para molhar as mãos;

2. Esfregue a palma e o dorso das mãos com sabonete, inclusive as unhas e os espaços entre os dedos, por aproximadamente 15 segundos;

3. Enxágue bem com água corrente retirando todo o sabonete;

4. Seque-as com papel toalha ou outro sistema de secagem eficiente;

5. Esfregue as mãos com um pouco de produto anti-séptico.

Depois de feito tudo isso, mão na massa, clique aqui e aprenda já como fazer uma deliciosa receita de bombom de morango!!!

Espero ter ajudado a relembrar como devemos fazer a limpeza do ambiente e do nosso corpo antes de manipular alimentos. Essas orientações foram tiradas do manual da Anvisa. Ah, e se quiser saber se vale mesmo a pena trabalhar com confeitaria, clique aqui. Um beijo amigos, e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *